Solos

A retenção da água no solo é influenciada por diversos fatores, como a granulometria, teor de matéria orgânica, porosidade, compactação e entre outras coisas. Assim a mensuração da Curva de Retenção de Água no Solo permite definir a umidade do solo para determinada leitura da pressão, além de estipular a lâmina de água necessária a ser aplicada.

Curva de Retenção de Água em Solos
Application Note

Analisar Curva de Retenção de Água em Solos

O SpecFIT, equipamento de RMN-DT, de Baixo Campo vem substituindo métodos antigos, em análises químicas e físicas, já que permite rapidez e maior detalhamento das análises. A análise de Curva de Retenção de Água em Solos não é diferente! Nos métodos convencionais levam meses para o resultado e para uma tomada de decisão. Com o SpecFIT é possível obter os mesmos resultados, ou até mesmo resultados mais precisos e acurados em apenas 10 horas.

O método é simples e com amostras indeformadas de solo coletadas em cilindros de PVC de 4 cm de diâmetro e 4 cm de altura são saturadas com água como usual e analisadas no SpecFIT sem a necessidade de aplicação de pressão. Com uma única análise é possível a determinação acurada de toda a distribuição da porosidade no intervalo de 2 µm a centenas de µm (ultramicro até macroporos).

Equipamento com Software dedicado e de fácil operação para análises rápidas e precisas para Curva de Retenção de Água no Solo, para amostrar de até 50mm de diâmetro.

APLICAÇÃO COM SPECFIT

Não precisa esperar meses para um resultado, com o SpecFIT em poucas horas você consegue ter um resultado de forma precisa e ter uma tomada de decisão rápida.

Rua Laura Villani Piovesan, n º 130CEP: 13563-652
Bairro: Jardim Ipanema São Carlos, São Paulo, Brazil
+55 (16) 3364-6662
+55 (16) 3416-4301

Fique por dentro das principais novidades da FIT por nossas Redes Sociais