Equipamento mede proteína e óleo da soja e ajuda na venda do grão

Tecnologia da Fine Instrument Technology em parceria com a Embrapa Instrumentação também afere umidade e teor de ácido graxo.

As tecnologias de análise podem ajudar a mensurar esses valores e, ainda, auxiliar o produtor na gestão de procedimentos de manejo. A solução que vai a esse encontro é o SpecFIT, equipamento desenvolvido pela Fine Instrument Technology (FIT) em parceria com a Embrapa Instrumentação.

O equipamento utiliza a ressonância magnética, que examina o interior do grão, indo no nível do átomo do hidrogênio.

“É menos suscetível à interferência de cor, de luminosidade, de forma, ou seja, não é preciso moer o grão para fazer a análise”.

Silvia, CEO da FIT, explica que o SpecFIT requer apenas dez amostras para serem analisadas, tendo a metodologia tradicional, de laboratório, servindo de referência para que a curva de calibração do equipamento seja confiável e não precise de troca.

“Se o produtor quiser substituir um adubo, como ele vai saber qual foi o impacto desta troca em seu produto final? Se plantou na mesma área, com a mesma semente e a lavoura sofreu incidência de, praticamente, a mesma quantidade de chuva entre as safras, o equipamento é capaz de indicar a ele que a aplicação de determinado insumo impactou ou não na qualidade da soja”, aponta CEO.

Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.