Equipamento mede proteína e óleo da soja e ajuda na venda do grão

Tecnologia da Fine Instrument Technology em parceria com a Embrapa Instrumentação também afere umidade e teor de ácido graxo.

As tecnologias de análise podem ajudar a mensurar esses valores e, ainda, auxiliar o produtor na gestão de procedimentos de manejo. A solução que vai a esse encontro é o SpecFIT, equipamento desenvolvido pela Fine Instrument Technology (FIT) em parceria com a Embrapa Instrumentação.

O equipamento utiliza a ressonância magnética, que examina o interior do grão, indo no nível do átomo do hidrogênio.

“É menos suscetível à interferência de cor, de luminosidade, de forma, ou seja, não é preciso moer o grão para fazer a análise”.

Silvia, CEO da FIT, explica que o SpecFIT requer apenas dez amostras para serem analisadas, tendo a metodologia tradicional, de laboratório, servindo de referência para que a curva de calibração do equipamento seja confiável e não precise de troca.

“Se o produtor quiser substituir um adubo, como ele vai saber qual foi o impacto desta troca em seu produto final? Se plantou na mesma área, com a mesma semente e a lavoura sofreu incidência de, praticamente, a mesma quantidade de chuva entre as safras, o equipamento é capaz de indicar a ele que a aplicação de determinado insumo impactou ou não na qualidade da soja”, aponta CEO.

Saiba mais

FIT leva inovações para Singapura

English Português Español Uma empresa que busca oportunidades no Sudeste Asiático é a Fine Instruments, que desenvolve soluções para diversas indústrias usando ressonância magnética nuclear.

Leia mais »

Empresas Promissoras 2023

English Português Español São Carlos emplacou 9 das 100 mais promissoras deep techs paulistas no ano de 2023, segundo levantamento do Sebrae, e a Fine

Leia mais »

Ressonância Magnética na Agroindústria

English Português Español A FIT desenvolve aplicações para o agronegócio, com equipamentos de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) que permitem analisar diversos produtos da agroindústria. Nossos

Leia mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *