Tecnologia SpecFIT analisa óleos e gorduras substitutos da gordura trans

O banimento da gordura trans trouxe para as indústrias o desafio de encontrar substitutos saudáveis e que possam cumprir a função de garantir a estabilidade térmica, assim como consistências mais firmes ou crocância aos produtos.

A tecnologia do equipamento SpecFIT tem oferecido respostas precisas na análise de óleos e gorduras que são utilizados como substitutos da gordura trans, podendo determinar se as características térmicas estão adequadas à especificação de cada produto.

Os fabricantes de alimentos têm apostado no óleo de dendê ( ou óleo de palma) como insumo para substituir a gordura trans, por ser uma matéria-prima disponível em grande quantidade, a preço acessível, ter um plantio sustentável no Brasil e ser aprovada pelos órgãos regulamentadores para uso alimentício. 

“O óleo de palma tem a melhor caraterística para dar estabilidade térmica, sem alterar o sabor dos alimentos, por ter um maior teor de sólidos, pode ser fracionado, ou seja, pode-se separar as partes mais líquidas das mais sólidas, o que facilita a obtenção de uma gordura com boa estabilidade térmica sem a necessidade de hidrogenação, portanto, mais saudável.”- avaliou Silvia Azevedo.

As variações de térmicas entre as espécies desse fruto obriga as indústrias que irão utilizar o insumo e os fornecedores desses óleos e gorduras a analisarem o comportamento térmico para garantir a qualidade de seus produtos.

A tecnologia SpecFIT é recomendada por normas como a ISO e AOCS para essa medida e já vem sendo utilizado por grandes fabricantes de alimentos processados no Brasil e em outros países.

Leia Mais

FIT leva inovações para Singapura

English Português Español Uma empresa que busca oportunidades no Sudeste Asiático é a Fine Instruments, que desenvolve soluções para diversas indústrias usando ressonância magnética nuclear.

Leia mais »

Empresas Promissoras 2023

English Português Español São Carlos emplacou 9 das 100 mais promissoras deep techs paulistas no ano de 2023, segundo levantamento do Sebrae, e a Fine

Leia mais »

Ressonância Magnética na Agroindústria

English Português Español A FIT desenvolve aplicações para o agronegócio, com equipamentos de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) que permitem analisar diversos produtos da agroindústria. Nossos

Leia mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *